Rádio JOVEM PAN

102.7. Jovem Pan Litoral Norte

Ouvir

Já pensou em dar um “up” no seu casamento? Psicóloga dá dicas de como fazer

por Jovem Pan, . - Atualizado em

Paula Napolitano, psicóloga clínica e terapeuta sexual, na bancada do programa

Paula Napolitano, psicóloga clínica e terapeuta sexual, na bancada do programa

Fonte: Reprodução

Se você já passou por isso, não se preocupe. É mais normal do que você imagina. Quando um relacionamento amoroso acumula muitos anos de existência, normalmente acontece algum período de monotonia em que o sexo entra para o segundo plano. Mas isso não é necessariamente um problema e pode, sim, ser revertido. Quer saber como?

De acordo com a psicóloga Paula Napolitano, consultora que esteve na bancada do Morning Show nesta sexta-feira (23), as fantasias sexuais costumam ser a saída mais utilizada pelos casais que pretendem dar um “up” em suas relações. E isso tem uma base científica. Ela explicou que, quando o momento é de muita tranquilidade, o organismo humano tende a buscar por dopamina, substância química responsável pelo sentimento de felicidade, e adrenalina, hormônio que, em seus picos, leva à sensação de euforia.

“As pessoas costumam ter a fantasia de transar no avião, por exemplo. Ou em quaisquer lugares públicos. Isso acontece por causa da mistura entre o público e o proibido. O medo de alguém aparecer pode ser atrativo para alguns casais. Quando existe perigo, aumenta a liberação desses hormônios. Não há comprovação científica sobre a relação entre perigo e sexo, mas existe essa liberação”, explicou.

Paula citou em seguida  algumas dicas de fantasias para os que pretendem “apimentar” a vida sexual. A situação de dominação e submissão pode ser interessante, assim como conversas sobre "sacanagem" (inclusive à distância, pelo celular) e o uso de apetrechos. Hoje em dia existem até mesmo vibradores que podem ser controlados pelo parceiro à distância, o que pode dar início a uma brincadeira divertida.

“O problema é que ainda há muito tabu e preconceito em torno disso. Tanto de homens como de mulheres. Minha dica é sempre trazer o assunto. Se você está na dúvida se o seu parceiro vai se incomodar ou não com alguma ideia, em vez de fazer uma surpresa, traga o assunto antes. Se está na dúvida, converse”, disse. “Às vezes o casal não conversa e, por isso, um deles vai procurar realizar suas fantasias fora de casa. O machismo permeia nossa sociedade então acontece mais com os homens. Muitos ainda têm a ideia de que, depois que se casa, não pode fazer certas coisas com a mulher. Aí nem pergunta se ela quer ou não. Mas muitas vezes ela toparia, mas nem foi perguntada (…). Tentem se lembrar como era na época do namoro. O que vocês faziam antes? Será que continuam fazendo? Recuperar essa época sempre ajuda”, concluiu.

Tags da Pan

Comentários