Tech Neck: uso do celular em posição errada tem nome e pode causar complicações irreversíveis

  • Por Jovem Pan
  • 09/10/2017 11h14
Reprodução

Os aparelhos eletrônicos se tornaram indispensáveis no nosso dia a dia, mas a forma como usamos celulares e tablets está causando problemas sérios de saúde. No Jovem Pan Morning Show desta segunda-feira (9), o ortopedista Fabiano Souza alertou para a síndrome do mal posicionamento da cabeça ao usar os gadgets, que já tem até nome: tech neck, ou pescoço tecnológico.

“A OMS definiu essa síndrome como uma epidemia mundial”, explicou Fabiano. “As complicações [de curvar a coluna para olhar a tela do celular] são irreversíveis, principalmente quando começa com crianças ao longo do desenvolvimento”, falou.

Entre as complicações de saúde estão: dores musculares, erros posturais, lesões articulares na coluna, hérnia de disco e dores crônicas.

Conforme o ortopedista explicou, a posição correta para mexer em qualquer aparelho eletrônico é posicionando-o na linha do horizonte. Ou seja, ele deve ficar entre os ombros e as orelhas, de modo que o pescoço não seja forçado para baixo.

Para aqueles que já sentem dores e desconfortos causados pelo “tech neck”, Fabiano indicou a prática de atividades físicas para suavizar a coluna.

“Caminhadas e atividades físicas ajudam o corpo em geral. Elas têm que ser rotineiras para balancear a postura”, recomendou. “O alongamento dos membros inferiores também dá maior sustentabilidade à coluna”, disse.

Aqueles que passam muito tempo sentados no trabalho também podem seguir oura recomendação: a cada 1 hora na mesma posição deve-se dar uma caminhada e alongada para não sobrecarregar a articulação.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.